Papinha salgada

17 agosto 2011
A primeira papa salgada deve ser oferecida junto com a doce
Se a criança não aceitar bem a novidade, complemente a refeição com o leite materno. Entre os grupos de alimentos que podem ser cozidos, peneirados e amassados, estão as principais categorias: cereais ou tubérculos, leguminosas, carne (vaca e frango) e hortaliças (verduras e legumes). O óleo vegetal deve ser usado em menor quantidade. As sopinhas podem ser preparadas, por exemplo, com batata, cenoura, caldo de músculo, cebola, sal e azeite. Pode-se também incluir outros legumes, folhas e carnes. Fica o recado: é imprescindível usar alimentos frescos e tomar cuidado com o excesso de sal, além de evitar temperos fortes, como a pimenta.                                                                                                                                                   
     Papinha de frango, beterraba e batata

Ingredientes
½filé de frango, picado
1 colher (chá) de cebola
1 batata grande, picada
½ beterraba média, ralada
½ colher (café) de sal
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva

Modo de preparo
Numa panela, refogue a cebola picada e o frango. Acrescente a batata, a beterraba e o sal. Cubra com água. Tampe e cozinhe até que os ingredientes fiquem cozidos e com um pouco de caldo. No final, adicione o azeite. Amasse com um garfo e ofereça ao bebê.

Papinha de batata, cenoura e músculo

Ingredientes
40 g de músculo
2 batatas médias/pequenas descascadas e picadas (de 150 a 200 g)
½ cenoura pequena
½ colher (café) de sal
1 colher ( chá) de cebola picada
2 copos de água
Azeite

Modo de preparo
Em uma panela pequena, refogue a cebola e a carne. Acrescente a batata, a cenoura e o sal e adicione 2 copos de água (400 ml). Coloque a tampa. Deixe cozinhar até que os ingredientes estejam macios. Se necessário, acrescente mais água. Adicionar um fio de azeite no final.

Papinha mandioquinha, cenoura e carne moída

Ingredientes
2 colheres (sopa) de carne moída
1 colher (chá) de cebola ralada
2 mandioquinhas médias/pequenas descascadas em pedaços (de 150 a 200 g)
½ cenoura média
1 colher (café) de sal
1 fio de azeite

Modo de preparo
Em uma panela pequena, cozinhe a cebola e a carne. Acrescente a mandioquinha, a cenoura e o sal e adicione 2 copos de água (400 ml). Coloque a tampa. Deixe cozinhar em fogo brando até que os ingredientes estejam macios e quase sem água. Se necessário, acrescente mais água para que os alimentos fiquem bem macios. Adicione um fio de azeite no final.
    
Papinha de inhame, beterraba e frango

Ingredientes
2 colheres (sopa) de frango picada
2 inhames grandes descascados e picados (de 150 a 200 g)
½ beterraba grande
1 colher (sobremesa) de óleo de cozinha
1 colher (chá) de cebola ralada
1 colher (café) de sal
1 fio de azeite

Modo de preparo
Em uma panela pequena, aqueça o óleo e refogue rapidamente a cebola e o frango. Acrescente os demais ingredientes mais 3 copos de água (600 ml). Coloque a tampa. Deixe cozinhar em fogo brando até que os ingredientes estejam macios e quase sem água. Se necessário, acrescente mais água para que os alimentos fiquem bem macios. Adicione um fio de azeite no final. Observação: a beterraba deve estar bem macia, por isso o cozimento deve ser em fogo brando e demora um pouco mais.

Papinha de batata, abobrinha e ovo

Ingredientes
1 batata
1 colher (chá) de cebola picada
½ unidade de abobrinha picada
1 colher (café) de sal
1 ovo
Azeite

Modo de preparo
Em uma panela pequena, refogue a cebola, a batata e a abobrinha. Cubra com água e cozinhe até o arroz e a abobrinha estarem bem cozidos. Cozinhe o ovo à parte. Coloque no prato e amasse com o ovo cozido. Adicionar um fio de azeite no final.

Aos 9 meses, separe os alimentos
Do nono mês até o primeiro ano de vida, o bebê deve passar gradativamente para a refeição da família, com ajuste apenas na consistência dos alimentos. Não é preciso lembrar a importância dos hábitos alimentares da casa na dieta dessa criança. Se os pais comem lasanha congelada, sanduíches e pizza vários dias por semana, a criança terá dificuldades para criar uma dieta saudável. O cardápio deve ter alimentos variados, coloridos e frescos. A monotonia é outro risco que deve ser evitado, sob pena de o pequeno se tornar seletivo demais. Uma dica valiosa é separar os alimentos para que ele sinta o gosto de cada um. Se possível, prepare refeições que encham os olhos. Vale, inclusive, optar por pratos infantis, que já vêm com divisórias. Procure também deixar seu filho apreciar o aroma da comida, feita na hora. Tudo isso vai despertar os sentidos dele. Ah, a reunião de toda a família à mesa é mais um fator a favor da alimentação saudável.


0 comentários:

Postar um comentário

volte sempre!!! :)