Como oferecer as primeiras papinhas

12 agosto 2011
minha experiência:
Bom, na minha "vasta" experiência em introduzir frutinhas para o Otávio descobri que a maçã não é uma boa! haha 
muitas mães começam com a maçã, mas eu odiei não gostei, o guri engasgou várias vezes;
ele gostou de todas as frutas que comeu até hoje, como eu comentei no post anterior.
foram elas: banana, maçã, mamão e pêra. ainda vou oferecer melão, abacate, manga (que eu particularmente não gosto), e goiaba (que eu pouco provei). com o tempo vou experimentar dar outras, mas por enquanto são essas! ah, ele tomou suco de laranjinha do céu e amou também.
dei maçã e pêra na forma de fruta, e não vou mais dar, somente em forma de suco :) elas são difíceis de engolir para um bebê que a pouco só mamava no peito!!!

a pediatra nos recomendou começar com frutas juntamente com os sucos (na verdade ela nem explicou nada ¬¬ eu faço o que meu coração de mãe e experiência de vida manda, acho que todas deveriam pensar assim... e deixar um pouco de lado o que os pediatras mandam).

sempre li nos blogs que as mães começam com sucos, e acho até que deve ser o mais recomendado; eu comecei com fruta mesmo, uma por dia, depois as misturei e assim vai indo. ah, ele sempre pede pra mamar depois de comer fruta, essa dúvida tenho que tirar com a pediatra, pois pensei que substituiria a mamada.
NÃO VOU COMEÇAR COM PAPINHA SALGADA DIRETO! vou fazer ele experimentar tudo separadinho... batata, batata doce, cenoura, beterraba, mandioquinha, abóbora... aos poucos, para ver se não da nenhum tipo de intolerância. enfim, depois disso tudo vou começar a misturar e fazer papinhas.

|também li em algum lugar que é melhor começar com "papa" salgada do que fruta, pois assim a criança não acostuma o paladar só com doce e rejeita o salgado. tenho um exemplo na família, que foi do "doce" pro caldo de feijão e odiou não curtiu. é um pouco lógico né, pense na diferença de sabor...|

dicas: 
Comece oferecendo sucos. o mais sugerido é o de laranja-lima (laranjinha do céu), por ser docinho e pouco ácido. ofereça no meio da manhã, entre as mamadas. não adoce o suco, apenas esprema a laranja, coe e sirva no copinho ou na mamadeira. Comece com 30 ml, aumentando 10 ml a cada dia, conforme a aceitação da criança, até chegar a 150 ml. 

Depois de cinco dias, se o bebê não apresentar nenhuma intolerância, prepare-se para oferecer a papa de frutas entre as mamadas da tarde. boas escolhas para a estreia: ¼ de pêra, mamão ou maçã ou ½ banana-prata. amasse ou raspe as frutas. nunca passe pelo liquidificador: o pequeno ainda não come sólido, mas precisa de alguma consistência para estimular a mastigação. aumente o volume da papa de fruta gradativamente, conforme seu filho aceite a comida. após uma semana com ele aceitando bem a papa doce, organize os horários das mamadas para oferecer a papa salgada no horário de almoço (11h30/12h).

Nas primeiras papinhas, escolha três tipos de legumes e verduras de cores diferentes – batata, abóbora e chuchu, por exemplo. pique um pouco de cada um, coloque na panela, cubra com o dobro da quantidade de água e deixe cozinhar até ficar tudo bem macio. depois amasse tudo com um talher e dê aos pouquinhos para o bebê. procure manter os mesmos ingredientes por alguns dias, assim fica mais fácil observar a tolerância a eles. quando seu filho estiver acostumado com o almoço, mais ou menos após uma semana, é hora de incluir a papinha do jantar. combine com o seu pediatra como ajustar os horários das mamadas nesse início. depois de um tempo, o esquema ficará assim:

Café da manhã: leite
Lanche da manhã: suco de frutas
Almoço: papa salgada + fruta
Lanche da tarde: papa de fruta e leite
Jantar: papa salgada + fruta
Antes de dormir: leite


Oito segredos para preparar uma papinha saborosa
1. Separe mentalmente os alimentos em grupos
* Carboidratos ou tubérculos (batata, macarrão, arroz, arroz integral, mandioquinha, inhame, cará...)
* Proteínas – Carne (músculo), frango (peito ou coxa), peixe, ovo e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha...)
* Vegetais – Cenoura, beterraba, alface, acelga, couve-flor, espinafre, vagem, chuchu, abobrinha...
2. Misture diferentes grupos de alimentos
Para montar a papinha, escolha dois ingredientes do grupo de carboidratos, um do grupo de proteínas e dois do grupo de vegetais. Quer um exemplo? Macarrão e batata (carboidratos), músculo (proteína), abobrinha e cenoura (vegetais).
3. Como preparar
Pique, refogue e cozinhe tudo com o dobro da quantidade de água até os ingredientes ficarem moles. Depois é só amassar com o garfo ou servir picadinho mesmo, dependendo da fase de mastigação em que o bebê está. Pode inclusive oferecer a carne em pedacinhos bem pequenos.
4. Varie os ingredientes
Quanto mais você variar os ingredientes, mais sabores seu filho vai experimentar e mais chances terá de gostar, no futuro, de todos os tipos de comida. Depois de um tempo, você pode acrescentar mais opções de vegetais e proteínas à papinha.
5. É comum bebês rejeitarem novos alimentos
Esse fato não deve ser interpretado como uma aversão permanente. Em média, são necessárias de oito a dez exposições da mesma comida para ele ser aceito pela criança! Tenha paciência e não desista facilmente.
6. Como temperar sem erro
Cuidado com o sal. Quando passamos da medida, o bebê se acostuma com o sabor muito salgado e seguirá assim no futuro. O excesso de sal pode causar hipertensão e problemas cardíacos. Então, use bem pouco ou nada, se possível. Prefira temperar a comidinha com alho, cebola, salsão, salsinha, cebolinha e outras ervas. Algumas gotas de azeite no final também melhoram o sabor. E, dependendo da papinha, você pode até ralar um queijo. Não use temperos picantes, como pimenta, páprica e curry. O organismo do bebê ainda não está preparado para eles.
7. Acerte na consistência
Antes de os dentes nascerem, seu bebê só conseguirá comer papinhas mais pastosas. Por isso, os alimentos devem ser bem cozidos para ficarem moles e amassados com um talher – não precisa passar pelo liquidificador, pois, dessa maneira, a papinha ficará líquida e, mesmo sem dentes, o bebê precisa de um pouco de consistência para estimular a mastigação. Tenha em mente que com o tempo os dentes nascem e ele não corre mais tanto risco de engasgar. Por isso, a consistência da papinha deve caminhar gradualmente para uma sopa pedaçuda.
8. Quando oferecer alimentos macios
Por volta dos 8 meses, experimente oferecer alimentos macios, como batata e macarrão, aos pedaços. As carnes podem ser moídas, picadas ou desfiadas. Com cerca de um ano, a maioria das crianças consegue comer alimentos picados sem grande problema.


Quantidades corretas para cada fase
6 meses ou época do desmame - Comece com 1 colher de sopa e aumente até chegar a 4 colheres. Não tente dar mais para que não haja a redução do leite que ele vai tomar.

10 meses - O ideal é que os bebês consumam 10 colheres de sopa ou 1 xícara

A partir de 1 ano - As crianças devem comer 12 colheres de sopa no mínimo ou uma xícara cheia até conseguirem consumir um prato infantil

Essas quantidades são apenas uma referência. Caso seu bebê esteja comendo muito mais ou muito menos, converse com o pediatra.


Quatro conselhos sobre a alimentação do bebê
Dê água ao bebê
Quando começam as papinhas, as crianças precisam beber água – ou até antes disso se são alimentados com fórmulas. A água hidrata e previne a prisão de ventre. Não existe uma quantidade correta e os bebês, infelizmente, não sabem dizer quando estão com sede. Por isso, você deve oferecer sempre que eles estiverem acordados. Lembre-se de que não é somente a água. Os sucos também hidratam. Deixe sempre um copinho ou mamadeira por perto. Com o tempo, eles vão aprender a pedir, apontando o dedinho.
Comer com as mãos
Os bebês adoram comer com as mãos! Usá-las permite o contato mais direto com a comida e a criança descobre diferentes texturas, cores, aromas, sabores. Fique atento apenas à segurança. Ofereça pedaços pequenos, moles, compatíveis com o tamanho da boca e sua capacidade de mastigação para evitar engasgos e machucados na garganta. Conheça algumas comidinhas que farão sucesso: vegetais cortados em tirinhas, biscoitos (não os recheados), pedacinhos de frutas maduras (separados ou como salada de frutas), fatias pequenas de carne e frango cozidos, pedaços de pãezinhos doces ou salgados, fatias de pão ou torradas com geleia, arroz, sucrilhos sem açúcar, macarrão do tipo parafuso ou penne bem cozido, pedaços de queijos, ovo cozido picado, milho cozido, bolo picado, ervilha
Ideias bacanas para fazer sucos
Eles são uma ótima forma de oferecer fibras alimentares, vitaminas e minerais para os bebês, principalmente quando não são coados ou peneirados. No começo, faça sucos com apenas um tipo de fruta. E jamais use açúcar! O sabor suave da fruta dispensa o uso de qualquer tipo de adoçante.
Os primeiros sucos devem ser feitos com frutas ricas em vitamina C, como laranja-lima, acerola, caju, goiaba, laranja-pera e lima. Depois de um mês, você pode incluir sucos de mamão, maçã, pera, cenoura, beterraba e tomate.
Quando o bebê estiver mais acostumado e não mostrar intolerância a nenhum ingrediente, misture frutas e legumes: cenoura com caju; abacaxi com manga; pera com caqui; beterraba com laranja; tomate com maça; mamão com laranja; banana, laranja e maçã; abacaxi, banana e laranja; e cenoura, beterraba e laranja.
Como lidar com os doces
Bebês já possuem a tendência de gostar mais de doce do que de salgado. Se você oferecer muitos alimentos adoçados, vai alterar sua percepção dos sabores e ele irá se acostumar com o açúcar. Os doces apresentam calorias vazias, isto é, são alimentos incompletos com poucos nutrientes. Por isso, o recomendado é que as sobremesas sejam frutas em suas versões originais, sem o acréscimo de caldas ou similares. Assim o bebê acostumará seu paladar ao nível de açúcar que existem nelas. Faça assim até pelo menos ele completar 1 ano. Depois, você até pode oferecer doces, mas prefira as sobremesas feitas com frutas, pudins e bolos caseiros. Tente escapar das versões industrializadas.


Alimentos que podem ser perigosos para o bebê
Leite de vaca
Ele não deve ser oferecido para o bebê antes do primeiro aniversário porque é difícil ser digerido e pode causar constipação intestinal, anemia e intolerâncias alimentares.
Mel
Outro alimento que só deve entrar no cardápio depois de 1 ano de vida. O mel pode esconder um tipo de toxina capaz de desenvolver uma forma de botulismo em crianças de poucos meses. Nessa idade, a flora intestinal ainda está em desenvolvimento e não consegue barrar a ação dessa bactéria.
Ovo
Segundo as novas recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, o ovo pode ser introduzido a partir do sexto mês. Antes, eles só entravam em cena no nono mês (as claras apenas depois de 15 meses). Converse com o seu pediatra para juntos combinarem como agir.
Frutos do mar
Eles são recomendados somente após o primeiro ano de vida por disparar reações alérgicas.
Morangos
É uma delícia, mas espere seu bebê completar 2 anos para apresentá-los por causa do uso excessivo de agrotóxicos nessa fruta.
Peixe
A Sociedade Brasileira de Pediatria também liberou o consumo de peixes a partir do sexto mês. Converse com o seu pediatra e, quando oferecer, não se esqueça de retirar toda a espinha.
Amendoim e nozes
Eles tradicionalmente causam muita alergia, por isso aguarde até 1 ano e meio para oferecê-los


Receitas de papinha de fruta:
A banana é o coringa. Misturas que agradam:
Abacate com banana nanica madura
Mamão com banana nanica madura
Maçã com banana
Maçã com manga
Kiwi com melão
Manga com laranja lima
Manga com banana

Bom apetite!
ps: amanhã posto receitas de papinhas salgadas, ah, um detalhe, os cheiros mudam =p hahah  

0 comentários:

Postar um comentário

volte sempre!!! :)